Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA

Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA
O Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA foi fundado em 02 de fevereiro de 2000 em Salvador – Ba pelos Mestres Marcelo Apollones (Macaco) e José Antonio (Zézo), respectivamente com nível superior em Contabilidade (UFBA) e Educação Física (UCSal). Com um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a mais de 10 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura

Capoeira São Salvador - Sobral

A sede da filial do Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA em Sobral foi fundada em 20 de outubro de 2005 pelo professor Antônio José Lourenço Silva ( Professor Bob ) que desenvolve um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a 14 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura.
Atualmente o CAPOEIRA SSA em Sobral conta com muitos praticantes, desenvolvemos trabalhos em Projetos Sociais, escolas, ginásios, associações. O Grupo está presente na sede e no interior do município.
Recentemente foi inaugurada uma nova sede do Grupo na cidade de Ipueiras que é coordenada pelo Aluno Formado Bil.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Biografia de Zumbi
Zumbi dos Palmares líder escravo alagoano (1655-1695). Símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares.
Zumbi, no dialeto africano, quer dizer guerreiro. O nome transformou-se em um símbolo de coragem, resistência dignidade e luta por justiça social. Zumbi, é um nome de muita importancia na epopéia do negro no Brasil, os historiadores brasileiros transmitiam uma versão oficial da história brasileira, em que não havia espaço para os relatos de movimentos, rebeliões e para os grandes personagens negros, personagens estes da importancia de Zumbi, permaneciam soterrados no esquecimento. Mas as lutas sociais emanciparam Zumbi. Dizem, que Zumbi foi criado pelo padre Antonio Melo, e que aos 15 anos fugiupara o Quilombo de Palmares, o núcleo de resistência de escravos negros que em busca da sua liberdade, fugiam dos engenhos, adotando o nome de Zumbi.Era um líder, um guerreiro, e em pouco tempo assumiu o comando militar. Em 1678, rompeu um acordo com as autoridades coloniais e liderou uma rebelião contra os portugueses, que durou 14 anos.
No final do século XVI, as terras pernambucanas eram as mais prósperas das colonias portuguesas, haviam mais de 60 engenhos e uma estrutura criada que permitia o escoamento dos produtos.o mesmo não ocorria no suldo país, onde poucos europeus ainda lutavam para conquistar as terras. Eram desbravadores, sua fama de conquistadores tinha ultrapassado as fronteiras. O país dizia que os paulistas eram homens valentes e grandes lutadores “criados entre as brenhas, como feras”, foi essa reputação guerreira, que levou o governador de Pernambuco procurou o bandeirante Domingos Jorge Velho, chefe de um bando paulista em ação no interior brasileiro. Queria resolver seu maior plobrema, Palmares já tinha deixado de ser preocupação para virar o maior pesadelo naquela época.
Em Pernambucofalava-se de Palmares,mas ninguem sabia de certo onde ficava o quilombo. Diziam, é lá nas montanhas, na parte de cima do São Francisco, mata fechada, inacessível e que precisava de muitos dias para se chegar lá, mas ninguem duvidava de que Palmares existisse de verdade. Palmares havia surgido no final do séculoXVI, quando os primeiros negros com anseio de liberdade, fugiam dos engenhos para se refugiarem lá. Desde então o mito de Palmares não havia feito outra coisa senão crescer. Era a meta dos que buscavam liberdade, negros, índios e até mesmo brancos. Em 1630, as autoridades já calculavam uma população de mais de 3 mil habitantes.O Quilombo de Palmares representou uma estrutura alternativa à sociedade colonial. Os negros viviam da agricultura, muitpo mais avançados que a colonia, a colonia só conhecia a produção do açucar, em Palmares plantavam-se milho, feijão, mandioca, cana, legumes, batatas e frutas. Palmares tinha leis , muitas delas bastante rígidas.roubos,, adultério, deserção ou homicídio eram punidos com a morte. A autoridade era conhecida por todos, as decissões eram tomadas em assebléias, onde participavam todos os habitantes adultos. Chegou a ser uma rede de cidades, contava com mais de onze povoados. Macaco, na Serra da Barriga, era a capital. Possuia 1500 casas,dos dois lados de ruas espaçosas. Os artesões trabalhavam em suas oficinas enquanto outros plantavam e colhiam, as crianças brincavam livres, haviam templos religiosos. Depois vinham outros quilombos igualmente organizados, entre eles, Amaro, Subupira, Zumbi, Tabocas, Acotirene, Danbrapanga, Sabalanga,...

Nenhum comentário:

Postar um comentário