Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA

Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA
O Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA foi fundado em 02 de fevereiro de 2000 em Salvador – Ba pelos Mestres Marcelo Apollones (Macaco) e José Antonio (Zézo), respectivamente com nível superior em Contabilidade (UFBA) e Educação Física (UCSal). Com um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a mais de 10 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura

Capoeira São Salvador - Sobral

A sede da filial do Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA em Sobral foi fundada em 20 de outubro de 2005 pelo professor Antônio José Lourenço Silva ( Professor Bob ) que desenvolve um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a 14 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura.
Atualmente o CAPOEIRA SSA em Sobral conta com muitos praticantes, desenvolvemos trabalhos em Projetos Sociais, escolas, ginásios, associações. O Grupo está presente na sede e no interior do município.
Recentemente foi inaugurada uma nova sede do Grupo na cidade de Ipueiras que é coordenada pelo Aluno Formado Bil.

quinta-feira, 11 de março de 2010


Teriam os escravos trazido da África a capoeira ou teriam criado aqui no Brasil? Esta é uma dúvida que até hoje divide folcloristas, etnógrafos e estudiosos no assunto. Não temos registro da existência da capoeira ou qualquer outra forma similar à capoeira no continente africano. Em 1966, Inezil Penna Marinho esteve em Angola pesquisando uma possível origem da capoeira, chegando a conclusão que ela era inteiramente desconhecida lá, quer entre os eruditos, quer entre os nativos, a cujas festas religiosas e danças guerreiras assistiu. A situação dos negros escravos aqui e no seu país de origem era muito diferente: Lá eram livres, aqui escravos. Logicamente foi no Brasil que a capoeira teve suas raízes formadas. Nas práticas religiosas a que os africanos se entregavam, as danças litúrgicas, ao som de instrumentos de percussão, desempenhavam papel de grande relevância, pois o ritmo bárbaro exacerbava-lhes a gesticulação, exagerava-lhes os saltos, exercitava-os na ginga do corpo, dotando-os de extraordinária mobilidade, excepcional destreza, surpreendente velocidade de movimentos. E é a estes rituais religiosos, que pesquisadores atribuem o surgimento da capoeiragem. Disse Charles Ribeyrolles, um francês que aproveitou o tempo vivido em nossa terra - exilado por Napoleão III - para retratar os costumes do lugar: "No sábado à noite, finda a última tarefa da semana, e nos dias santificados, que trazem folga e descanso, concedem-se aos escravos uma ou duas horas para a dança. Reúnem-se no terreiro, chamam-se, agrupam-se, incitam-se e a festa principia. Aqui é a capoeira, espécie de dança pírrica, de evoluções atrevidas e combativas, ao som do tambor do congo.". Capoeira - Arte Marcial Brasileira Por ocasião da Guerra do Paraguai, muitos capoeiras foram enviados para a frente de batalha, lá se fizeram heróis, portadores de grande sangue frio, coragem e audácia (tendo-se em conta que a maioria dos combates exigiam muitos confrontos corpo à corpo). Porém, a luta da Capoeira não acontece com objetivo de competição entre os camaradas. Quando o jogo degenera em luta explícita, já não ocorre a Capoeira. O objetivo da luta é tornar o capoeira senhor de si mesmo e integrado ao grupo.

Autor: Adriana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário