Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA

Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA
O Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA foi fundado em 02 de fevereiro de 2000 em Salvador – Ba pelos Mestres Marcelo Apollones (Macaco) e José Antonio (Zézo), respectivamente com nível superior em Contabilidade (UFBA) e Educação Física (UCSal). Com um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a mais de 10 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura

Capoeira São Salvador - Sobral

A sede da filial do Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA em Sobral foi fundada em 20 de outubro de 2005 pelo professor Antônio José Lourenço Silva ( Professor Bob ) que desenvolve um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a 14 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura.
Atualmente o CAPOEIRA SSA em Sobral conta com muitos praticantes, desenvolvemos trabalhos em Projetos Sociais, escolas, ginásios, associações. O Grupo está presente na sede e no interior do município.
Recentemente foi inaugurada uma nova sede do Grupo na cidade de Ipueiras que é coordenada pelo Aluno Formado Bil.

quinta-feira, 11 de março de 2010

BIOGRAFIA DO MESTRE BIMBA


Mestre Bimba foi o garoto que recebeu na pia batismal, em 23 de novembro, de 1900, o nome de MANOEL DOS REIS MACHADONasceu na freguesia de brotas, Engenho Velho filho de Luís Cândido Machado campeão de batuque e de Dona Maria Martinha do Bonfim.
Sua iniciação à Capoeira ocorreu na "Estrada das Boiadas", hoje bairro da Liberdade, em Salvador, tendo como mestre africano Bentinho, o Capitão da Cia de Navegação Baiana. Seu curso teve a duração de quatro anos, e o método era capoeira da Angola. Fim do estágio, Mestre Bimba ensinou a mesma modalidade, durante 10 anos.
Seu espírito criador compôs um método próprio, hoje conhecido como a Regional Baiana, baseada em 52 golpes.
O seu método é considerado, pelos demais entendidos, como o mais prático e mais perfeito, chegando a ultrapassar fronteiras a ser conhecido mundialmente.
Foram seus alunos diversas personalidades da vida política e social, como os Srs.: Joaquim de Araújo Lima (ex-governador do Guaporé), Jaime Tavares, Rui Gouveia, Alberto Barreto, Jaime Machado, Delsimar Cavalcanti, Cásar Sá, Décio Seabra, José Sisnando e tantos outros.
Mestre Bimba levou a "Capoeira Regional", até o palácio do governo, por ocasião em que o General Juraci Magalhães era interventor, e ministrou o seu curso em colégios e quartéis do Exército e da Polícia Militar.
Seu "nome de guerra", MESTRE BIMBA, originou-se de uma aposta feita entre D. Maria (sua Mãe), e a parteira, que o aparou... E quem hoje vem à Bahia, em busca de curiosidade e de folclore, tem em mente três coisas: Visitar a igreja do Senhor do Bonfim, Assistir a um candomblé e conhecer "regional" do famoso Mestre Bimba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário